domingo, 25 de setembro de 2011

Kindertotenlieder (canção das crianças mortas)


Kindertotenlieder (canção das crianças mortas)
Poema de Friedricht Rückert

Agora, então o sol vai nascer
Esplendoroso
Como se nenhuma desgraça tivesse
Acontecido durante a noite!
A desgraça aconteceu só para mim!
O sol, ele brilha para todos!
Não enterre a noite dentro de você,
Afogue-a na luz eterna!
Uma luzinha se apagou na minha tenda!
Salve! Luz da alegria do mundo!
Agora entendo porque um olhar tão escuro
Em alguns momentos me atingia.
Oh! Olhos!
Como se, em um só olhar,
Concentraram todo o poder,
 Mas eu não o suspeitei, porque a
neblina me envolvia.
Apanhado em um destino que me cegou,
Não vi que o raio já estava preparando a partida
De volta para onde nascem todos os raios.
Queriam me dizer, com o olhar
Que gostariam de ficar junto de mim!
Mas o destino não permitiu.
“Olhe bem para nós, porque em breve estaremos longe.”
O que para você nestes dias são apenas olhos,
Nas noites futuras serão apenas estrelas!
Quando a mãezinha entrava naquela porta,
Eu virava a cabeça para olhar para ela,
Mas meu olhar não caía primeiro sobre ela,
Fixava o lugar, mais perto do umbral,
Onde a sua carinha querida aparecia,
Quando, com toda a alegria, você
Entrava junto com ela
Como era costume, minha querida filhinha!
Quando a mãe entra pela porta,
Iluminada pela vela, eu sinto, como era costume,
Que você se metia, escondida atrás dela.
Para dentro do quarto!
Oh! Tu, o raio da felicidade da célula do pai,
Que se apagou cedo demais!
Muitas vezes penso, elas apenas foram passear!
Em breve voltarão para casa!
O dia está lindo! Não fique preocupado!
Elas apenas estão fazendo um passeio mais demorado.
Realmente, apenas acabam de sair
E em breve estarão de volta! (Mecanismo de negação)
Oh! Não tenhas medo, o dia esta lindo.
Elas apenas estão passeando lá em cima!
Elas apenas saíram antes de nós
E não voltarão mais para casa!
Nós nos vamos encontrar, lá em cima
Com um sol radiante
O dia é lindo lá em cima!
Com este tempo, com esta ventania,
Nunca deveria ter deixado as crianças saírem!
Alguém as levou,
Eu não pude dizer nada!
Com este tempo, com esta ventania,
Nunca eu teria deixado as crianças saírem,
Eu tinha medo que elas ficassem doentes,
Mas, isso agora é preocupação inútil.
Com este tempo, com esta ventania,
Nunca eu deveria ter deixado as crianças saírem.
Eu tinha medo que elas morressem amanhã.
Mas isso agora já não é problema.
Com este tempo, esta ventania, esta tempestade,
Elas estão em paz na casa de sua mãe
E nenhuma tempestade as assusta,
Estão protegidas pela mão do Senhor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que esta mensagem despertou em você?